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UFDPar realiza II Ciclo de Formação Continuada com foco em Inteligência Artificial na Educação Superior
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) deu início, na última segunda-feira (17), ao II Ciclo de Formação Continuada, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG). O evento, que se estendeu até o dia 19 de fevereiro, aconteceu em formato híbrido, reunindo docentes e pesquisadores para debater temas relevantes à educação superior.
A mesa de abertura contou com a presença do Reitor da UFDPar, Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Eugênia Bridget Gadelha. A palestra inaugural foi ministrada pelo Prof. Dr. Dario Brito Calçada, que abordou o tema "Inteligência Artificial na Educação Superior". Doutor em Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), o professor também possui mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente, integra o corpo docente da UESPI e desenvolve pesquisas nas áreas de Inteligência Computacional aplicada à Saúde e Ciências Agrárias, Mineração de Dados e Textos e Ciência de Dados.
A programação do evento seguiu com palestras temáticas voltadas para a aplicação da inteligência artificial no ensino superior. Nesta terça-feira (18), a conferência online foi ministrada pelo Prof. Dr. Walter Günther Rodrigues Lippold, abordando "Aspectos Éticos e Proteção de Dados no Uso da IA". Já na quarta-feira (19), também em formato remoto, Lucas Daniel Batista Lima tratou do tema "Ferramentas de IA e Aplicação na Educação Superior".
O II Ciclo de Formação Continuada tem como objetivo proporcionar um espaço de discussão e atualização sobre o impacto das novas tecnologias no ensino, destacando desafios e oportunidades para a comunidade acadêmica. A iniciativa reforça o compromisso da UFDPar com a capacitação de seus profissionais e o aprimoramento das práticas educacionais frente às transformações tecnológicas.