Competências
As competências mencionadas foram retiradas da Resolução CONSUNI 07/2021, de 08 de outubro de 2021
Compete ao Pró-Reitor
- Assessorar diretamente o Reitor na execução da política institucional relativa a pós-graduação, pesquisa e inovação;
- Implementar e coordenar planos de concessão de bolsas aos docentes da universidade e a outros profissionais universitários;
- Promover a integração das atividades dos diversos órgãos na área de pesquisa, pós-graduação e inovação da UFDPar com as demais atividades de ensino e extensão;
- Implementar os planos de formação e aperfeiçoamento do corpo docente e de outros profissionais universitários de nível superior;
- Convocar e presidir as reuniões com as demais coordenações associadas à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPOPI);
- Executar as deliberações da gestão superior;
- Coordenar a execução de trabalhos que visem ao desenvolvimento das atividades da pós-graduação, pesquisa e inovação;
- Zelar pela fiel execução dos Programas e Cursos de Pós-Graduação, procurando harmonizar interesses e necessidades dos corpos docente, discentes e técnico-administrativos, ligados à Pró-Reitoria, sob o ponto de vista didático, administrativo e disciplinar, podendo, para isso, elaborar editais, normas internas e outros atos;
- Representar a PROPOPI quando necessário;
- Indicar assessores administrativos e professores para funções específicas;
- Apresentar relatórios de atividades da Pró-Reitoria, quando solicitado por órgãos superiores;
- Desenvolver esforços visando à elaboração de projetos individuais, departamentais e interdepartamentais, com o objetivo de captar recursos para financiamento de itens de custeio e de capital, necessários ao desenvolvimento das atividades de pesquisa, de dissertações e teses;
- Deliberar sobre a aplicação de recursos financeiros destinados à PROPOPI pelos órgãos de fomento;
- Decidir sobre matéria de urgência “ad referendum” de acordo com as demandas;
- Nomear comissões para emitir parecer sobre assuntos de competência da PROPOPI e outros órgãos e ou setores associados;
- Supervisionar e acompanhar as atividades do biotério de roedores da UFDPar;
- Desempenhar outras atribuições não-específicas neste documento, mas inerente ao cargo, de acordo com a legislação vigente.
Compete a Secretaria Administrativa da Pró-Reitoria
- Apoiar a gestão do Pró-Reitor e Coordenadores associados a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPOPI) da UFDPar;
- Atender a comunidade interna e externa, bem como efetuar a distribuição de expedientes da PROPOPI;
- Receber, registrar e controlar processos encaminhados à PROPOPI;
- Planejar, organizar, monitorar e avaliar os serviços e processos de secretaria;
- Organizar e assessorar as reuniões da PROPOPI e Coordenações associadas;
- Gerenciar informações administrativas necessárias ao desenvolvimento das atividades da PROPOPI;
- Organizar, acompanhar e apoiar a agenda do (a) Pró-Reitor e dos Coordenadores associados;
- Realizar procedimentos de viagens pertinentes à PROPOPI;
- Promover a divulgação das ações da PROPOPI;
- Coordenar o arquivamento de documentos da PROPOPI e Coordenações associadas, dando a destinação pertinente aos processos previamente triados;
- Realizar, com o apoio das demais coordenações e subunidades, o levantamento patrimonial;
- Executar outras tarefas por delegação ou atribuição.
Compete a Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
- Coordenar e executar as políticas de Pós-Graduação Stricto Sensu, definidas pela PROPOPI e pelos órgãos superiores, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFDPar;
- Coordenar a distribuição e aplicação de recursos financeiros das agências de fomento destinados aos programas de Pós Graduação Stricto Sensu da UFDPar;
- Homologar, supervisionar e orientar a elaboração dos relatórios dos Programas de Pós-Graduação de acordo com Plano de Desenvolvimento Institucional da UFDPar e do Sistema Nacional de Pós-Graduação;
- Manter cadastro atualizado de cursos e coordenadores dos Programas de Pós-Graduação;
- Estimular e apoiar a elaboração de projetos pelos Programas de Pós-Graduação com o objetivo de ampliar os recursos para bolsas, custeio e capital para os projetos de mestrado e doutorado;
- Assessorar a PROPOPI na homologação e implementação de bolsas no âmbito da Pós Graduação Stricto Sensu;
- Realizar levantamento de dados periódicos relativos à Pós-Graduação em articulação com as instâncias interna e externas à UFDPar.
- Assessorar a PROPOPI nas políticas e projetos de oferta de turmas e cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em outras unidades Multicampi, nas cooperações e intercâmbio com instituições no Brasil e no exterior;
- Estimular a inserção social e regional dos Programas de Pós-Graduação em articulação com outros setores e com instituições na região;
- Exercer outras atividades compatíveis com suas atribuições.
Compete a Divisão de Gestão Acadêmica
- Colaborar para definição de diretrizes e execução do planejamento relativo à Pós-Graduação Stricto Sensu;
- Consolidar informações referentes aos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, com o objetivo de emitir relatórios que subsidiem comissões institucionais e demais unidades setoriais da UFDPar;
- Manter arquivo de oferta de disciplinas dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFDPar;
- Propor normas e procedimentos que objetivem a racionalização do sistema de acompanhamento de docentes e discentes;
- Orientar as coordenações de Pós-Graduação Stricto Sensu quanto aos procedimentos e legislação relativos aos processos acadêmicos;
- Elaborar relatórios gerenciais; e
- Desenvolver outras atividades no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu.
Compete a Divisão de Gestão de Recursos, Processos e Editais
- Atender e orientar os coordenadores de curso quanto aos procedimentos para utilização das bolsas concedidas e dos recursos financeiros repassados;
- Elaborar planilhas para controle das despesas de cada programa de Pós-Graduação Stricto Sensu;
- Providenciar a documentação necessária para a descentralização de crédito dos recursos do PROAP/CAPES;
- Distribuir os recursos financeiros recebidos aos programas de pós-graduação;
- Solicitar os empenhos necessários para o andamento das solicitações de auxílios a estudantes, passagens, diárias, compras e outros procedimentos semelhantes;
- Apoiar os programas para efetivação de compra de passagens e pagamento de diárias no SCDP;
- Instruir os pedidos de auxílio de estudantes e docentes para participação em eventos;
- Elaborar e acompanhar as prestações de contas relativas às concessões de passagens e diárias;
- Auxiliar na correção dos editais a serem publicados pela Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Coordenações de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.
Compete a Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação Lato Sensu
- Assessorar o (a) Pró-Reitor (a) na elaboração de projetos institucionais e na execução da política de pesquisa definida pela PROPOPI e pelos órgãos superiores da UFDPar;
- Elaborar, orientar, cadastrar e acompanhar os projetos, programas de Pós-Graduação Lato sensu da UFDPar e
- Disseminar a informação sobre eles junto à comunidade;
- Articular redes de pós-graduação Lato sensu (cursos de especialização, residência e outros) e viabilizar projetos em colaboração entre pesquisadores atuando em diferentes esferas setoriais;
- Manter cadastros atualizados sobre a capacidade de pós-graduação Lato sensu e prestação de serviços existentes na UFDPar;
- Promover articulações com outras instituições com as diferentes esferas da pós-graduação Lato sensu da UFDPar;
- Efetuar levantamentos periódicos de dados referentes à Pós-Graduação Lato sensu da UFDPar, disponibilizar
- estes dados no sistema de informações da Universidade e divulgá–los amplamente;
- Assessorar o (a) Pró-Reitor (a) na definição de prioridades para fins de publicação dos resultados da Pós-Graduação Lato sensu e orientar a elaboração de convênios ou contratos;
- Administrar os programas e cursos Pós-Graduação Lato sensu da UFDPar;
- Exercer outras atividades compatíveis com suas atribuições.
Compete a Coordenadoria de Pesquisa de Graduação
- Assessorar o (a) Pró-Reitor (a) na elaboração de projetos institucionais e na execução da política de pesquisa definida pela PROPOPI e pelos órgãos superiores da UFDPar;
- Cadastrar os projetos e grupos de pesquisa existentes na UFDPar e disseminar a informação sobre eles junto à comunidade;
- Articular redes de pesquisa e viabilizar projetos em colaboração entre pesquisadores atuando em diferentes esferas setoriais e programas de Pós-Graduação, facilitando a mobilidade, o intercâmbio e o acesso dos diferentes grupos à infraestrutura de pesquisa existente;
- Manter cadastros atualizados sobre a capacidade de pesquisa e prestação de serviços existentes na UFDPar;
- Estimular e apoiar a elaboração de projetos pelos pesquisadores, em atendimento a editais, tendo em vista a ampliação da captação de recursos internos e externos;
- Promover articulações com outras instituições de pesquisa com o objetivo de elaborar o cadastro de pesquisadores na esfera regional, nas diferentes áreas de conhecimento;
- Efetuar levantamentos periódicos de dados referentes à pesquisa e à produção científica da UFDPar, disponibilizar estes dados no sistema de informações da Universidade e divulgá–los amplamente;
- Assessorar o (a) Pró-Reitor (a) na definição de prioridades para fins de publicação dos resultados da pesquisa na UFDPar e orientar a elaboração de convênios ou contratos para distribuição dos trabalhos editados;
- Administrar os Programas da PROPOPI associados especialmente a graduação;
- Exercer outras atividades compatíveis com suas atribuições.
Compete a Divisão de Gestão de Projetos
- Organizar e manter atualizados bancos de dados de projetos de pesquisa, grupos de pesquisa, laboratórios, bases de pesquisa e de pesquisadores no âmbito da UFDPar;
- Orientar as unidades integrantes da estrutura organizacional da UFDPar quanto as normas e as instruções relacionadas com a elaboração de projetos de pesquisa;
- Orientar na formação de grupos de pesquisa e na divulgação da pesquisa produzida na UFDPar;
- Auxiliar na elaboração de projetos institucionais para as agências de fomento locais, nacionais e internacionais;
- Manter atualizado o cadastro de agências de fomento à pesquisa;
- Manter atualizado o cadastro de consultores internos e externos de avaliação de projetos de pesquisa;
- Fazer cumprir o processo de fluxo de projetos de pesquisa no âmbito da UFDPar, desde a submissão atéa entrega do relatório final;
- Encaminhar ao superior imediato relatório consolidado de projetos que não foram adequadamente encerrados, tendo em vista inconsistências técnicas durante a execução;
- Apoiar a comunidade acadêmica nos esclarecimentos necessários àgestão dos projetos, bem como na resolução de problemas operacionais relacionados à execução dos recursos captados junto aos órgãos de fomento e demais concedentes;
- Manter arquivo de documentos relacionados aos projetos sob sua competência, pelo período exigido pelos órgãos externos de fomento e demais concedentes;
- Colaborar e fornecer subsídios para a elaboração e revisão de documentos oficiais da instituição, relacionados àsua gestão ou planejamento.
Compete a Divisão Orçamentária de Processos e Editais
- Administrar os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Bolsas de Iniciação em
- Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);
- Elaborar e publicar editais de bolsas PIBIC, PIBITI e voluntários;
- Organizar e mantar atualizado banco de dados de projetos e bolsistas e ex-bolsistas;
- Acompanhar a execução dos projetos PIBIC, PIBITI e voluntários;
- Gerenciar os recursos financeiros destinados aos programas e projetos de pesquisa;
- Emitir folha de pagamento mensal, acompanhando a entrega de relatórios;
- Organizar e manter banco de dados com pesquisadores de outras instituições para composição do comitê que analisará as propostas;
- Organizar, divulgar e dar apoio técnico ao Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica;
- Elaborar relatório institucional a ser enviado ao CNPq, com dados dos projetos com vistas à manutenção e ampliação do PIBIC e PIBITI;
- Auxiliar na seleção de participantes do PIBIC e PIBIT para participar de reuniões científicas e eventos relacionados.
Compete a Coordenadoria de Inovação e Propriedade Intelectual
- Assessorar o (a) Pró-Reitor (a) na elaboração de projetos institucionais e na execução da política de pesquisa definida pela PROPOPI e pelos órgãos superiores da UFDPar;
- Auxiliar na difusão da cultura de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica;
- Elaborar normas e auxiliar no encaminhamento e acompanhamento do processo dos pedidos e manutenção dos títulos de propriedade intelectual da UFDPar junto ao INPI;
- Acompanhar a criação de empresas de base tecnológica e incubadoras;
- Auxiliar no fortalecimento das parcerias da UFDPar com órgãos governamentais, empresas e sociedade em geral;
- Auxiliar na promoção e orientação para que haja uma adequada proteção das inovações geradas pela comunidade interna e externa (patentes, marcas, direitos autorais, legislação, transferência de tecnologia, e questões relacionadas);
- Acompanhar a transferência de tecnologia e exploração econômica de bens intangíveis;
- Auxiliar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI;
- Participar da organização e realização dos eventos que envolvam inovação e tecnologia;
- Elaborar, divulgar e acompanhar as atividades dos Programas associados a internacionalização.
Compete ao Biotério
- Assegurar que pesquisadores, docentes, discentes, técnicos e qualquer outro pessoal envolvido na experimentação sigam as normas estabelecidas para utilização de animais no biotério;
- Supervisionar e acompanhar as ações do biotério;
- Manter atualizado o cadastro do biotério;
- Manter e reproduzir animais (roedores e outros), com a finalidade para ensino e ou pesquisa científica da UFDPar e seus conveniados;
- Elaborar normas para manutenção, criação e experimentação animal dos biotérios;
- Cuidar e zelar pela saúde e bem estar dos animais do Biotério;
- Assessorar atividades que envolvem animais no biotério para aula prática didática ou experimentação;
- Atualizar as informações de zoonoses e de biossegurança para manter rotina de trabalho de acordo com as normas de segurança ambiental do biotério;
- Colaborar na formação e aperfeiçoamento de profissionais na área de sua competência, realizando treinamento aos usuários, docentes, discentes e responsáveis pelo projeto sobre manipulação de animais de laboratório.
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