Notícias

Pesquisa: Projeto sobre voluntariado em área de conservação ambiental.

publicado: 13/09/2022 10h41, última modificação: 13/09/2022 15h10

 

A professora e pesquisadora Dra. Shaiane Vargas, do curso de Turismo da UFDPar, desenvolve um projeto de pesquisa intitulado: “Implementação e gestão do programa voluntariado em unidades de conservação na rota das emoções”.

A pesquisa tem como objetivo identificar de que maneira o Programa de Voluntariados em Unidades de Conservação – UC´s, do Governo Federal, está sendo implementado e como os voluntários atuam dentro das UC´s. Realizou-se um mapeamento das unidades federais alvo do Programa, localizadas na Rota das Emoções. A partir dessa ideia foi identificada a forma de gestão, o perfil dos voluntários e o tipo de trabalho que eles desenvolveram.

A questão que motivou a realização do estudo proposto centra-se no fato de que a atividade de voluntariado tem demonstrado tendência de baixa no Brasil, dado evidenciado pela publicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), referente a 2019.

O projeto conta com a participação de dois mestrandos, Laercio Ramon da S. Nascimento, que está no Programa de Gestão Pública/UFPI, onde a professora Shaiane está vinculada como docente permanente e Aluydio B. Amaral, mestrando do Programa de Políticas Públicas/UFPI. Além desses, três alunos que participaram do PET Turismo (Programa de Educação Tutorial), durante a tutoria da pesquisadora, também colaboraram: Idevan de S. Gomes (Ciências Econômicas), Josivan L. Ferreira (Engenharia de Pesca) e Matheus Henrique D. Silva (Turismo).

Os envolvidos no projeto já participaram de dois eventos de grande impacto nacional e internacional: O II Encontro sobre Uso Público em Unidades de Conservação, UFPA/Belém e a X Jornada Internacional de Políticas Públicas, UFMA/São Luís.

Segundo a pesquisadora, Dra. Shaiane Vargas  “O estudo, mesmo com recorte temporal e territorial em pequena escala, poderá fornecer importantes análises para os gestores públicos, revelando inclusive contratendências, que podem demonstrar que quando se trata de proteção ao patrimônio ambiental o engajamento voluntário é mais expressivo.”

Para mais informações:
E-mail: shaiane@ufpi.edu.br
Lattes 
Texto: Maria Eduarda, Narjara e Victoria