Notícias
Tabagismo e dispositivos eletrônicos: pare agora, respire melhor, o ambiente agradece
O tabagismo em suas diferentes formas de uso, mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, além de promover danos prejudiciais à saúde, afeta o meio ambiente, com a poluição do ar, a água e o solo. Além disso, existem as bitucas de cigarros, micro plásticos e resíduos de cigarros eletrônicos que são espalhados. A campanha mundial deste ano está relacionada ao meio ambiente.
No dia 29/8 a UFDPar estava presente na campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo. A ação foi promovida pela professora Patrícia Chaves Coertjens do curso de Fisioterapia, Doutora em Ciências Pneumológicas (UFRGS). Na parte da manhã, a campanha foi em conjunto com a Secretaria de Saúde através do Coordenador do Programa de Tabagismo do município de Parnaíba, Raimundo Nonato Souza. Realizada na praça da Graça, o evento contou com a participação efetiva dos discentes da disciplina de Fisioterapia Cardiorrespiratória II (turma XXV), da monitora Antônia Cristina dos Santos e as acadêmicas de Enfermagem da UESPI, Marília Gabriela Martins e Karla Gadelha.
No turno da tarde a campanha foi na Escola de Aplicação Ministro Reis Velloso. A abordagem foi realizada com 126 crianças do turno vespertino. A diretora da escola, professora Rosalina Aragão Costa e a diretora pedagógica, Arethusa Dantas Pereira receberam a professora Patrícia, os discentes e a monitora da disciplina, Antônia Tainara Souza. As abordagens foram feitas de forma lúdica com explanação apropriada para as faixas etárias através de banner, peça teatral e gincana com perguntas sobre o tema.
Além das abordagens alertando sobre os malefícios do tabagismo, foram entregues cartões, elaborados pela turma, sobre o setor de Fisioterapia Cardiorrespiratória da Clínica Escola da UFDPar para agendamento de consultas.